Bob Marley rei dos rastas
quinta-feira, 5 de julho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
Boas a todos os que passam por ca desde já o meu obrigado..
Como sou um apreciante de rastas e actualmente faço , também elaboro peças para utilizar nas rastas.
Eu tenho feito algumas com muita dedicação e trabalho e partilho com vocês, se por acaso estiverem interessados em alguma peça ou uma forma que gostavam de ter, peço que me contactem através do email ou atraves do blog...
Em relaçao a preços quando nos contactar podemos falar sendo sempre muito acessivel ao comprador sem que de por ela dos gastos que tem...
o email que pode contactar é o seguindo: helderferraz1994@hotmail.com
Algumas das fotos que pode ver mas que brevemente ira surgir mais fotos das peças já elaboradas...
Como sou um apreciante de rastas e actualmente faço , também elaboro peças para utilizar nas rastas.
Eu tenho feito algumas com muita dedicação e trabalho e partilho com vocês, se por acaso estiverem interessados em alguma peça ou uma forma que gostavam de ter, peço que me contactem através do email ou atraves do blog...
Em relaçao a preços quando nos contactar podemos falar sendo sempre muito acessivel ao comprador sem que de por ela dos gastos que tem...
o email que pode contactar é o seguindo: helderferraz1994@hotmail.com
Algumas das fotos que pode ver mas que brevemente ira surgir mais fotos das peças já elaboradas...
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Marijuana
Marijuana
Ganja e marijuana são algumas designações para aCannabis, uma erva sicoativa milenar. Ela é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Alguns Rastas escolhem não a usar. Muitos sustentam o seu uso através de Génesis1:29:
“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”
De fato, a erva ganjah, como a maconha é chamada localmente, é tida como “o fumo da sabedoria”, e líderes rasta determinaram que ela seria fumada como um ritual religioso, alegando que fora achada crescendo na cova do Rei Salomão e citando passagens bíblicas, para atestar suas propriedades sagradas:
“Ele criou a grama destinando-a ao gado, e a erva à serviço do Homem, de forma que trará comida farta pelo mundo afora”.
Reggae
REGGAE
Chegando o final da década de 60 , muitos Rastas se vira, em condições de extrema pobreza, banidos economicamente do sistema capitalista. Em sua maioria , os Rastas procuram se manter financeiramente através da arte, em especial a artesanato. É bem reconhecida a habilidade dos Rastas em esculpir peças de motivo africano; como máscaras, estátuas e símbolos bíblicos.
Mas onde melhor a cultura Rasta se propagou foi na musica, com o Reggae . A origem do Reggae é o Ska, um ritmo acelerado com instrumentos de metal, oriundos da musica negra americana dos anos 50 e 60. Da metade para o final da década de 60, o Ska se tornou mais lento, dando origem ao Rocksteady. Os metais deixaram de ser os instrumentos que marcavam a musica, e em seus lugares foi inserido a percussão africana com a batida da guitarra num estilo Rock. Esse ritmo a partir do inicio da década de 70 passou a ser mais lento ainda e com outro nome , agora o Reggae. A maioria dos cantores e bandas famosas da Jamaica passaram por esses três estilos de ritmo, enter elas os “Wailers”, grupo formado em seu início por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer (considerados profetas musicais pelos Rastas).
A industria fonografica jamaicana teve um avanço incrível nas décadas de 60 e 70, apenas pelo fato de varias bandas e cantores, todos Rastas, aparecerem no cenário musical . O Reggae é tido pelos próprios Rastas como sendo a musica de Jah (Deus), primeiro por Ter a mesma batida do coração e depois pelas mensagens, com letras principalmente de caráter religioso e de protesto racial e político.
“Rivers of babylon”
The Melodians
Adaptado do salmo 137:1
By the rivers of Babylon,
Where we sat down,
And there we wept
When we remembered Zion
Pelos rios da Babilônia,
Onde nos sentamos,
E lá choramos
Quando lembramos de Sião
Oh,the wicked
Carried us away in captivity,
Required from us a song,
How can we sing
King Alpha’s song
Inna strange land?
Ô, o poderoso
Nos levou aprisionados,
Nos exigiu uma canção
Como podemos cantar
A canção do Rei Alfa
Numa terra estranha?
So, let the words
Of our mouth and the meditation
Of our heart
Be acceptable in Thy sight
Então deixe que as palavras
De nossa boca
E a meditação
De nosso coração
Seja aceitável em Vossa visão
Oh, Fari I!
Ô, Meu Deus!
quinta-feira, 22 de março de 2012
Rastafari
Nove Princípios dos Rastafaris
1)Têm fortes objecções em relação a alterações à figura do ser humano: corte e tratamento do cabelo, tatuagens na pele, cortes e cicatrizes com marca tribais.
2)São maioritariamente vegetarianos, dão pouco uso às peles dos animais, contra o consumo de carnes suínas, peixes de concha, peixes sem escamas e caracóis.
3)Veneram Rastafari proibindo todas as outras formas de adoração pagã, mas respeitando-as.
4)Amam e respeitam a irmandade da humanidade.
5)Desaprovam e rejeitam o ódio, os ciúmes, a inveja, o engano, a fraude e a traição.
6)Desaprovam os prazeres da sociedade moderna e todos os males dela decorrentes.
7)Têm a obrigação de criar uma nova ordem mundial de Irmandade.
8)O seu dever é expandir a caridade a qualquer ser humano que esteja em dificuldade, primariamente aos que sejam rastafarianos e só depois a qualquer outro homem.
Origem das Rastas
As rastas estão bem ligados com a cultura rastafari, divulgada por Marley. Segundo essa religião, os cabelos seriam o símbolo da união com Jah (o mesmo deus dos judeus), e do empenho com uma vida justa e natural. O mandamento deles diz: "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba"
Índia
Mas há quem acredite que as origens do penteado remontam a Índia antiga (há registros em documentos de 1.800 a.C.): quando os cabelos ficavam muito longos era difícil cortá-los. Então os indianos deixavam os fios se enrolarem e com a oleosidade do couro cabeludo torciam os fios para ficar com aquele formato, que diminuía o volume e o tamanho do cabelo original.Foi Bob Marley o maior divulgador desse visual. É por causa dele também que os adeptos dos dreads sofrem preconceito ao serem identificados como consumidores de cannabis. Isso faz com que tenham inclusive dificuldades de empregar-se, principalmente em áreas que tenham que lidar diretamente com o público. Mas há países em que usar rastas é apenas, questão de estilo!
O LIVRO DA VIDA
Entre os Rastas é muito comum a interpretação daas passagens bíblicas. A versão bíblica do rei James da Inglaterra é tida como contendo apenas metade do “livro da Vida”. Os próprios Rastas costumam lembrar que “a outra metade nunca foi contada”. Os Rastas usam a versão Macabeus de origem etíope, considerado o livro integral da Revelação. Entre revelações encontra-se o segredo e o significado dos Sete Selos do Rei Salomão.
“E Eu chorei muito pôr nenhum homem ser merecedor de abrir o livro nem soltar os Sete Selos. E um dos anciões disse, “Não chore, contemple o Leão da tribo de Judá. A raiz de Davi foi capaz de abrir o Livro e soltar os Sete Selos, e Eu contemplei, e no meio do trono, no meio dos anciões , um cordeiro foi morto pô sete chifres, de sete olhos, e dos sete espíritos de Jeová eterno, enviado adiante pôr toda a terra , e Ele veio e tomou o livro na mão direita de Sua Majestade Jah Ras Tafari I que está sentado no Trono”. E o sétimo Selo foi libertado. O Sétimo Selo é conhecido como Haile Selassie I , o Primeiro da Etiópia”
Subscrever:
Mensagens (Atom)